Introdução

Tensoativo é uma palavra derivada do inglês, que significa agente de atividade superficial, ou seja, é um composto caracterizado pela capacidade de alterar as propriedades superficiais e interfaciais de um líquido \citep{m2008}. Esses compostos orgânicos possuem um comportamento anfifílico, isto é, possuem duas regiões coexistindo em uma única molécula, uma hidrofóbica e outra hidrofílica, e geralmente são empregados para render estabilidade a emulsões \citep{f2006}. Essa dupla natureza, característica comum a todos os agentes tensoativos, resulta numa solução única e de favoráveis propriedades \citep{t1990}. De acordo com sua origem, os tensoativos podem ser classificados em sintéticos ou naturais \citep{lima2015}
Os sabões foram os primeiros tensoativos a serem produzidos. Surgiram por volta de 2800 a.C. na Babilônia Antiga, onde habitantes ferviam gorduras com cinza e, usando para a limpeza de vestuário. Ao longo dos anos o sabão foi sendo aprimorado à medida que matérias-primas melhores foram utilizadas, como por exemplo a incorporação da soda, que foi um ponto crucial na melhoria do processo. Esses novos métodos e componentes químicos, garantiram uma melhor qualidade, maior produção e diminuição do custo, o que foi vital para suportar o crescimento da indústria produtora de sabões \citep{m2000}.
As bolhas de sabão se formam graças tensão superficial presente nos tensoativos. Essa tensão superficial é formada devido as interações intermoleculares existentes, chamadas de ligações de hidrogênio. Essas interações ocorrem em todas as direções, no entanto, elas se tornam ainda mais intensas na superfície da água, pois como não existem moléculas na parte de cima, somente dos lados e abaixo, a desigualdade de atrações provoca a contração do líquido, dando a impressão de existir uma fina película na sua superfície. As moléculas de água que estão na superfície da bolha realizam ligações de hidrogênio somente com moléculas ao seu lado, aumentando ainda mais a força dessa ligação. Para diminuir essa superfície ao mínimo, a bolha adquire um formato com a menor relação entre área superficial e volume, que é a forma esférica \citep{delcio2011}.
O processo de produção de bolhas de sabão é relativamente fácil, rápido e pode ser feito por praticamente qualquer pessoa, dependendo apenas do tensoativo, do molde e da fonte de ar utilizada. Porém, para a utilização em seções em larga escala, como em festas, baladas ou sessões fotográficas, é necessário a utilização de tecnologias especificas para a sua geração, muitas vezes com um alto valor agregado. Outras técnicas mais baratas vêm sendo desenvolvidas para sua produção, e destaca-se entre elas a utilização do Arduino para este fim.
O projeto Arduino foi desenvolvido na Itália em 2005 objetivando oferecer uma plataforma de prototipagem eletrônica de baixo custo e de fácil manuseio por qualquer pessoa interessada em criar projetos com objetos e ambientes interativos \cite{home}. O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos independentes ou ser conectado a um computador, a uma rede ou até mesmo à internet para recuperar e enviar dados e trabalhar com eles. Este também pode ser conectado a LEDs, displays de matriz de pontos, botões, interruptores, motores, sensores de temperatura, sensores de pressão, sensores de distância, receptores GPS, módulos Ethernet e Wifi ou a qualquer outro dispositivo que emita dados ou que possa ser controlado. 
Para análise e aquisições de dados provenientes de projetos com o arduino, o computador tem sido frequentemente utilizado como uma ferramenta que agiliza processos através da gravação de dados e recuperação dos mesmos de forma rápida e confiável. Conforme \citet{2008}, o termo Aquisição de Dados tende a ser usado frequentemente para sistemas nos quais as entradas dos sensores são convertidas do formato analógico para o formato digital para processamento, análise e apresentação de resultados por meio de um computador.
No presente trabalho foi utilizado o micro controlador Arduino para realizar o controle de um motor micro servo 9G  e um coller para a formação de bolhas de sabão com a finalidade de promover diversão em festas infantis e embelezamento de sessões fotográficas.

Descrição do projeto

Para que o projeto fosse desenvolvido, diversos componentes foram utilizados, tais como a placa Arduino UNO e um motor micro Servo 9G, marca Tower ProTM , modelo SG90. O cooler de 12 V  utilizado é da marca Ning Electronin, modelo NJ-8025SM. O protoboard empregado no projeto possui 400 furos, sendo que dentre eles,  100 pontos são de distribuição e 300 pontos de conexão terminal.  O transistor usado foi da marca Farchild, modelo TIP122.  Os jumpers utilizados são da conformação macho-macho e o molde de bolha foi adquirido em loja de brinquedos infantis. Os materiais empregados para a formação da bolha foram detergente e água, dispostos em um reservatório de vidro. 
A plataforma Arduino é composta de uma placa eletrônica (hardware) e de um ambiente de desenvolvimento (software) para criação dos projetos pelos usuários. A placa de Arduino (hardware) é uma placa microcontroladora e possui 14 pinos de entrada/saída digital, 6 entradas analógicas, um cristal de quartzo de 16 MHz, uma conexão USB, um conector de energia, um conector ICSP (In-Circuit Serial Programming ) e um botão de reset. É necessário conectar  a placa a um computador com um cabo USB, carregar o código desenvolvido e também ligá-lo com um adaptador de CA-CC ou bateria para começar os movimentos implementados no código \cite{home}.
O protoboard consiste numa placa com uma matriz de contatos e permite a construção de circuitos experimentais sem a necessidade de solda, permitindo com rapidez uma alteração de posição de um determinado componente ou  até sua substituição.
Os coolers são dispositivos que possuem função de dissipar calor através de uma corrente de vento gerado pelo movimento das pás e neste projeto, será utilizado para gerar a bolha. 
Para \citet{malvino1997} os transistores são dispositivos semicondutores que pode controlar a tensão, sendo utilizado para chaveamento e amplificação de sinal, entende-se por amplificar o sinal, o procedimento de tornar um sinal de baixa potência em maior potência. Como aplicado no inversor onde, o sinal enviado pelo microcontrolador chega a porta (gate) do transistor, deixando o mesmo conduzir até o motor um sinal de maior potência fazendo com que o motor realize trabalho. O componente irá conduzir corrente quando chega tensão na base ou gate (G), isso irá gerar um campo elétrico no óxido metálico, sendo ele o responsável por fazer a condução, a corrente passará do coletor ou drain (D) para o emissor ou source (S). Usaremos os transistores para elaborar uma ponte H, que é um circuito eletrônico que permite que um microcontrolador forneça a corrente e a tensão necessária para o funcionamento do motor.
O motor micro Servo é um dispositivo eletromecânico, de movimento proporcional e de malha fechada, que possui diversos formatos.  Em função de um sinal de controle PWM (Modulação por Largura de Pulso) em sua entrada, o motor verifica a posição atual e se movimenta para a posição desejada e ou ângulo especifico (Mainland). O motor servo utilizado neste projeto apresenta movimentos de 0° à 180° e apresenta alta precisão no seu posicionamento. Em função de um sinal de controle PWM (Modulação por Largura de Pulso) em sua entrada, o motor verifica a posição atual e se movimenta para a posição desejada e ou ângulo especifico (Mainland). O motor servo utilizado neste projeto apresenta movimentos de 0° à 180° e apresenta alta precisão no seu posicionamento.
A Tabela 1 apresenta as especificações do motor micro servo utilizado.